Dra. Karine Cunha

Dra, qual é a diferença entre pânico e ansiedade?! Essa é uma dúvida comum entre os pacientes, e é sobre isso que conversaremos hoje.

Em linhas gerais, as diferenças estão relacionadas com os sintomas e com a durabilidade em que eles são sentidos.

A ansiedade é contínua e progressiva, ou seja, é possível se sentir ansioso durante horas, dias e até meses.

Enquanto o pânico é algo mais súbito/extremo, com crises que duram em torno de 30 minutos.

Uma pessoa ansiosa geralmente se sente tensa, irritada, está sempre alerta a possíveis ameaças, fica mais cansada porque a ansiedade rouba muita energia e pode ter insônia. Ela pode sentir o coração bater mais rápido e a frequência respiratória se elevar, como se o ar estivesse faltando em determinados momentos, mas esses sintomas não são os mais comuns.

Já em uma crise de pânico, a sensação de palpitação e falta de ar está quase sempre presente, além de outros sintomas: aperto e peso no peito, desconforto abdominal, náusea, tremores, sensação de morte, sensação de perda de controle ou de que vai enlouquecer, ondas de frio ou calor e, eventualmente, um desligamento temporário da realidade, como se algo muito ruim estivesse acontecendo.

Ambos os casos precisam de cuidados médicos. Não é normal sentir-se o tempo todo ansioso e muito menos conviver com crises de pânico.

Se você tem sentido alguns desses sintomas, procure um psiquiatra de sua confiança!