O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento que causa uma combinação de sintomas de desatenção, hiperatividade (inquietação motora) e impulsividade. Ele se inicia na infância e pode persistir até a idade adulta, causando um grande sofrimento para os indivíduos afetados.
O TDAH é considerado o transtorno neuropsiquiátrico mais comum da infância, afetando cerca de 3 a 6% das crianças em idade escolar. É mais prevalente em meninos, com uma proporção de 2 para 1.
No TDAH, ocorre um atraso na maturação de algumas regiões cerebrais, principalmente o córtex pré-frontal, que é responsável pelo controle do comportamento, organização, planejamento das atividades e tomada de decisões.
Embora o TDAH possa trazer desafios significativos, é importante lembrar que o diagnóstico precoce e o suporte adequado podem fazer toda a diferença na vida daqueles que vivem com esse transtorno.
Com compreensão, paciência e intervenções específicas, é possível aprender a gerenciar os sintomas do TDAH e garantir mais qualidade de vida e bem-estar para cada indivíduo afetado.