Dra. Karine Cunha


As pessoas geralmente associam depressão com pessoas muito tristes, apáticas e sozinhas.

Mas é importante que você saiba que depressão não é tudo igual! Conhecer os tipos ajuda não só no diagnóstico como no tratamento.

Conheça os tipos mais comuns:

– Depressão maior: Suas principais características são o desenvolvimento de tristeza, perda de prazer em todas as atividades, alteração do padrão de sono, mudanças de apetite e de peso corporal, perda de libido, falta de concentração e ânimo, desinteresse nas tarefas do dia a dia e baixa autoestima.

– Depressão pós-parto: Como o nome já diz, esse tipo de depressão acontece após o parto. As pacientes relatam extrema angústia, tristeza, exaustão, irritabilidade e incapacidade de cuidar do filho e de experimentar a maternidade.

– Distimia: É como se fosse uma depressão crônica. Os sintomas são mais leves, no entanto, são persistentes e duram no mínimo 2 anos. ⠀

– Depressão psicótica: É considerada a mais séria e preocupante. Além dos sintomas da depressão maior também estão presentes a sensação de perseguição e as alucinações, que podem ser auditivas, visuais ou corporais.

Se você tem sentido alguns sintomas depressivos, procure ajuda psiquiátrica!⠀

Categorias: Bem estar