O Que é?

A principal característica da Ansiedade Generalizada é a preocupação excessiva e desproporcional ao estímulo que ocorre por um período mínimo de seis meses.  Ela é acompanhada por sintomas físicos e mentais que interferem no dia a dia e na qualidade de vida de quem sofre com o Transtorno.

Sintomas:

Os sintomas físicos da ansiedade são fonte de sofrimento para quem convive com o problema e sinalizam a importância da busca pelo tratamento.  Os principais sintomas físicos são:  inquietação, sensação de estar com os nervos à flor da pele, irritabilidade, tensão muscular, dificuldade de concentração, sensação de cansaço excessivo, falta de energia, dificuldade para iniciar o sono ou sono não reparador, angústia.

Sintomas Psicológicos:

​Os sintomas psicológicos, apesar de serem mais silenciosos que os físicos, são igualmente impactantes e podem ajudar no diagnóstico da ansiedade. Confira alguns deles: baixa autoestima, constante preocupação, pensamentos negativos, medos irracionais, sensação de que nada dará certo e de que coisas ruins vão acontecer, sentimentos de desesperança.

Tratamento:

A Psicoterapia costuma ser um tratamento bastante indicado, ajudando o indivíduo a descobrir as causas, melhorar sua resposta às situações e a desenvolver hábitos que melhorem esse quadro, como uma alimentação mais balanceada e a prática de exercícios. Em casos mais avançados, pode ser necessário também o tratamento com medicamentos, até mesmo para ajudar o ansioso a ter ânimo para levar a terapia adiante. Os medicamentos aliviam muito os sintomas físicos da ansiedade.