Dra. Karine Cunha

A ansiedade é um mal cada vez mais presente na nossa rotina e alguns hábitos podem, ao invés de ajudar, agravar os sintomas de ansiedade. Ela sabota a nossa produtividade e impacta no nosso desenvolvimento, por isso é importante prestar atenção nos seguintes hábitos e buscar transformá-los, para adquirir mais qualidade de vida:

– Dormir mal: Noites mal dormidas contribuem significativamente para a piora da ansiedade no dia seguinte. A falta de rotina, de planejamento, dormir em diferentes horários e o uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir atrapalham a qualidade do sono. O ideal é vivenciar um tempo ocioso, livre de tecnologia, antes de dormir.

– Pular refeições: Alimentar-se regularmente ajusta o nosso metabolismo, regula a produção de insulina e contribui para a manutenção da saúde mental. Pular qualquer refeição provoca desânimo, cansaço e alterações de humor. Também é importante beber bastante água durante o dia porque diminui a irritabilidade e garante um bom funcionamento do corpo e da mente.

– Consumir muito café: a cafeína pode ser nossa aliada quando precisamos estar mais alertas e dispostos, mas ela pode nos deixar mais tensos, irritadiços e nervosos, especialmente quando já estamos ansiosos. Além disso, o café produz um efeito diurético que contribui para a desidratação, por isso, quando ansioso, deve-se evitar essa substância.

– Sedentarismo: praticar exercícios físicos nos ajuda a relaxar, graças à liberação de endorfinas. Procure fazer caminhadas ou dedicar pelo menos 30 minutos do seu dia à prática de atividades físicas.

Pequenas mudanças de hábitos podem melhorar muito a sua saúde física e mental mas caso os sintomas ansiosos fiquem mais intensos e frequentes, é necessário procurar um psiquiatra para uma avaliação e tratamento especializado.