O que é?

É uma doença caracterizada pela alternância entre episódios depressivos, episódios hipomaníacos ou maníacos e períodos sem polarização do humor, ou seja, períodos de estabilidade. Essas oscilações de humor podem surgir de forma brusca e não necessariamente se relacionam com fatores externos. As pessoas acometidas por essa doença podem apresentar episódios diferentes no mesmo dia, ou seja, ela pode acordar depressiva e no período da tarde ficar acelerada e eufórica (episódio hipomaníaco ou maníaco).

Sintomas:

Nos episódios depressivos as pessoas apresentam sentimentos de tristeza, angústia, falta de energia, desânimo, alterações de sono e apetite, apatia, falta de prazer nas atividades, dificuldade de concentração, dificuldade para tomar decisões e, nos casos mais intensos, vontade de morrer. Nos episódios maníacos os sintomas costumam ser o oposto dos sintomas dos episódios depressivos. A pessoa apresenta o humor expansivo, sente uma alegria exagerada e desproporcional, os pensamentos ficam acelerados, a energia fica excessiva e é bastante comum a pessoa fazer diversas atividades ao mesmo tempo mas não terminar nenhuma. Apesar da energia ficar excessiva a atenção e a concentração ficam reduzidas. Geralmente a necessidade de sono fica diminuída, nos casos mais graves a pessoa chega a ficar algumas noites sem dormir. Também é comum a pessoa “falar sem parar” e ficar “extremamente empolgada com tudo, com mil planos para o futuro”. O episódio hipomaníaco é bastante semelhante ao maníaco, mas os sintomas são menos intensos e costumam apresentar uma menor duração.

Tratamento:

No Transtorno Afetivo Bipolar é fundamental a administração de medicamentos denominados estabilizadores de humor, que são remédios bem diferentes dos antidepressivos. Na grande maioria dos casos é uma doença crônica, portando é recomendado o uso contínuo dos medicamentos, para evitarmos ao máximo uma nova crise. Nos casos mais graves eventualmente uma internação em Hospital Psiquiátrico é necessária.