Dra. Karine Cunha

O que é?

O Tabagismo, também conhecido como Dependência de Nicotina, é uma doença crônica, geralmente iniciada na adolescência, caracterizando-se pela inalação da fumaça proveniente da combustão do tabaco contido nos cigarros. Inicialmente o uso pode ser eventual, mas, com a continuidade do consumo, o indivíduo evolui para a dependência, com variados graus de intensidade. Na Dependência em geral ocorre tolerância, ou seja, existe uma redução do efeito com o uso contínuo da mesma quantidade da substância, levando o individuo a consumir quantidades cada vez maiores. Também observamos a síndrome de abstinência, ou seja, quando existe a interrupção do consumo vários sintomas físicos e psíquicos desconfortáveis costumam aparecer. A substância é frequentemente consumida em maiores quantidades ou por um período mais longo do que o pretendido e existe um desejo constante ou tentativas mal sucedidas para controlar o consumo da substância. Mesmo tendo consciência dos problemas físicos e psíquicos causados pelo uso excessivo da substância, o indivíduo não deseja ou não consegue parar de usar. É bastante comum a falta de crítica com relação à Dependência.

Sintomas:

Os sintomas positivos dos efeitos da nicotina no cérebro são o aumento da sensação de alerta, diminuição do apetite, sensação de prazer, melhora da cognição e da memória, redução da ansiedade e da tensão, melhora do humor e remissão dos sintomas de abstinência. Os sintomas de abstinência surgem com a cessação abrupta do uso da nicotina ou com a redução do consumo e costumam surgir dentro de um prazo de algumas horas até 24 horas após a interrupção. Os principais sintomas são: irritabilidade, humor depressivo, aumento da ansiedade, episódios de raiva e frustração, inquietação, dificuldade de concentração e aumento do apetite.

Tratamento:

O médico especializado no tratamento da Dependência de Nicotina é o Psiquiatra. Existem atualmente medicamentos, adesivos, chicletes e pastilhas que ajudam a reduzir o desejo de fumar e minimizam muito os sintomas de abstinência. Mas o mais importante de tudo é a motivação do paciente porque a interrupção do consumo de tabaco não é uma tarefa fácil. Muitas vezes a psicoterapia de suporte é necessária, pois ensina como lidar com os sintomas de abstinência e orienta as mudanças comportamentais necessárias para que não haja uma recaída.

Categorias: Bem estar