Dra. Karine Cunha

O estado emocional é composto pelas emoções sentidas em determinado espaço de tempo. O resultado disso influencia toda a rotina, determinando pensamentos e ações. Para manter-se em equilíbrio, é necessário conhecer melhor esse tema.

Afinal, é como diz o ditado: mente sã e corpo são. Quando a saúde emocional se altera, os reflexos são sentidos também na saúde física. Então, se você busca mais qualidade de vida e deseja cuidar bem de si mesmo para encarar os desafios da vida, acompanhe a leitura até o final.

Quais os tipos de estado emocional?

Existem algumas emoções primárias que as pessoas sentem desde a infância: alegria, raiva, medo, tristeza. Elas podem dar origem a outras, como ocorre em casos de extrema tristeza que viram depressão. Podemos classificar as emoções em dois grandes grupos. Confira:

Positivo 

As emoções positivas elevam a produção de serotonina, dopamina e endorfina. Como resultado, a pessoa se sente mais motivada e feliz. As ações resultantes são benéficas. Exemplos: alegria, gratidão, empatia.

Negativo

Os estados emocionais negativos aumentam a produção de adrenalina, levando o organismo a agir de forma mais acelerada e defensiva. É possível, então, ter ações impulsivas e que provocam danos ao próprio indivíduo e em pessoas próximas. Agressividade, medo e tristeza se destacam.

Quais as consequências do desequilíbrio?

Como já citado, a falta de equilíbrio emocional afeta diretamente o corpo físico, refletindo-se em dores por todo o corpo. A boa notícia é que você pode observar os pontos doloridos para entender qual sentimento precisa ser trabalhado. Confira:

Parte superior da coluna

Sentir dor nessa região indica que a pessoa se sente sozinha. O remédio para esse mal é se aproximar mais de amigos e familiares.

Ombros

Indica que há acúmulo de preocupações. Tente relaxar e permitir que a vida siga seu fluxo, sem querer assumir o controle a cada minuto.

Região lombar

Sente incômodo constante nessa área? Pode ser preocupação com a vida financeira. Busque organizar os gastos para poder manter todas as contas em dia.

Enxaqueca

Sinal de excesso de responsabilidades e pressão. Fuja do estresse e da ansiedade. Reserve um tempo para descansar e se divertir em atividades leves.

Como isso afeta a vida profissional?

O cultivo das emoções positivas ajudam no bem-estar profissional, elevando a produtividade e a qualidade do trabalho executado.

Por outro lado, quando há excesso de sentimentos negativos, pode ocorrer preguiça, agressividade, faltas constantes e, até mesmo, afastamento por problemas de saúde física.

Então, se você busca desenvolver todo o seu potencial, dentro e fora do escritório, invista no autoconhecimento e no autodesenvolvimento. A dica a seguir ajuda a chegar lá.

Como desenvolver inteligência emocional?

A saúde mental é a base do bem-estar físico e da qualidade de vida. Fala-se muito sobre a inteligência cognitiva, mas não podemos deixar de lado a inteligência emocional. Afinal, é algo que todas as pessoas possuem e necessitam e, o melhor, podem aprimorar.

O primeiro passo é o autoconhecimento. Comece a observar suas emoções e como elas afetam o seu dia a dia. Vale a pena manter um diário detalhado. Mas apenas conhecer não basta, é preciso saber lidar com cada sentimento.

Para isso, aposte na terapia. Psicólogos e psiquiatras não precisam ser procurados apenas quando a saúde mental já está debilitada. Assim como na saúde física, a prevenção também é o melhor remédio para o bem-estar mental.

Gostou de saber mais sobre “estado emocional” e quer acompanhar mais temas como esse? Então fique por dentro de todas as novidades acompanhando o Facebook e o Instagram.

Categorias: Bem estar