Quando a dor por dentro não encontra saída por palavras, ela pode aparecer no corpo.
Cortar a pele, se arranhar, puxar os cabelos, bater em si mesmo — esses comportamentos são formas de lidar com uma dor emocional intensa quando faltam palavras ou apoio. É o que chamamos de autolesão.
E é importante deixar claro: autolesão não é tentativa de suicídio. É um sinal de sofrimento que merece atenção — não julgamento.
Esse comportamento costuma aparecer com mais frequência na adolescência, fase em que as emoções são intensas e o repertório para lidar com elas ainda está em desenvolvimento. Mas adultos também podem apresentá-lo.
Se você percebe isso em alguém próximo, o mais importante é: acolha sem julgar. Não minimize, não puna, não dramatize. Demonstre presença — e busque ajuda profissional especializada.
O acompanhamento psiquiátrico e psicológico é fundamental para tratar a causa real desse sofrimento.
Se esse tema toca você ou alguém próximo, saiba que não precisa enfrentar isso sozinho. Há ajuda disponível.