O corpo responde à pressão psicológica de diversas formas possíveis, podendo até fazer com que uma pessoa se enxergue de um jeito que não corresponde com a realidade. Você sabe o que é bulimia nervosa?

De acordo com um estudo da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, 77% das mulheres jovens têm propensão a desenvolver algum tipo de distúrbio alimentar. Trata-se de um sinal preocupante, especialmente ao considerar que, em média, uma pessoa é internada a cada dois dias por conta desse tipo de problema no SUS.

Entender o que é a bulimia nervosa, suas causas e sintomas é essencial para que o problema não impacte a sua vida e a de quem convive com você. A seguir, você conhecerá mais sobre a doença e as suas principais características. Confira!

O que é bulimia nervosa?

Também chamada apenas de bulimia, a doença é principalmente caracterizada por uma compulsão por perda de peso. O paciente costuma adotar medidas drásticas para alcançar esse objetivo, como indução ao vômito, dietas extremas e inadequadas, abuso de laxantes e até uso de drogas como cocaína.

A maioria das pessoas que sofre de bulimia nervosa tem o peso normal, mas se sente constantemente inadequada e focada em emagrecer mais. Geralmente, está associada a outros problemas mentais, como depressão, transtorno de ansiedade e dependência de drogas.

A bulimia nervosa é difícil de identificar, já que quem sofre da doença costuma ser mais reservado em relação aos seus hábitos. Em geral, somente é possível perceber que há algo de errado quando o peso do paciente já diminuiu bastante e a compulsão se torna mais séria.

Quais as principais causas da bulimia nervosa?

Ainda não foi possível detectar causas exatas para o desenvolvimento da bulimia nervosa em quem sofre da doença. No entanto, assim como outros transtornos alimentares, tem fortes raízes em problemas mentais, indo desde a depressão até transtorno de ansiedade.

A bulimia nervosa costuma surgir como consequência de um quadro de baixa autoestima aliado a afirmações constantes de que há um “corpo perfeito” a ser conquistado. O uso constante de redes sociais, além do contato com um padrão inatingível estabelecido pela mídia pode agravar esse aspecto.

Quem sofre de bulimia nervosa encontrou uma maneira de se livrar de um grande volume de calorias de forma instantânea. Isso faz com que a doença se apresente como uma solução ao invés de um problema. Atletas, artistas e modelos, profissionais que costumam ter que manter determinado padrão estético, são mais propensos a desenvolver a doença.

Bulimia nervosa tem cura?

Sim, a bulimia nervosa tem cura. O tratamento da doença costuma ser complexo, requisitando comprometimento da parte do paciente e o acompanhamento de um nutricionista. A melhora não é instantânea, mas sim gradual, podendo durar alguns anos.

A cura da bulimia nervosa é possível, principalmente, ao encontrar quais são os gatilhos emocionais que desencadearam a doença e neutralizá-los. Isso é feito com o auxílio de um profissional de psiquiatra e de um psicólogo.

Agora você já sabe o que é bulimia nervosa, suas principais características e como é o tratamento da doença. Ela costuma agir de forma silenciosa, mostrando seus sinais apenas quando o paciente já sofre com ela há bastante tempo. Leve em consideração as informações acima para lidar com o problema da maneira adequada.

Quer saber mais? Acompanhe a página no Facebook para sempre ficar por dentro de informações relevantes sobre a sua saúde.