Os estudos mostram que um dos sintomas do TDAH é a alteração da qualidade do sono. Pessoas portadoras desse transtorno geralmente apresentam as seguintes características:
🚨 Dificuldade para dormir: acomete boa parte das pessoas com TDAH, que revelam ficar com a mente inquieta na hora de dormir, dificultando assim o início do sono;
🚨 Sono inquieto: além de dificuldade para iniciar o sono, quando o conseguem geralmente é um sono agitado. Além disso, os pacientes acordam com qualquer som emitido e se mexem muito na cama;
🚨 Sono intercalado com pensamentos intrusivos: enquanto a pessoa não consegue cair no sono sua mente é inundada por pensamentos intrusivos, que são ideias negativas e causam ansiedade e falta de confiança. Esses pensamentos também podem surgir quando o indivíduo acorda durante a madrugada.
Existem algumas medidas que podem ser adotadas no cotidiano de uma pessoa com TDAH que colaboram com a qualidade do sono. São elas:
Estabelecer uma rotina antes de dormir;
Evitar ao máximo dormir durante o dia;
Procurar dormir sempre no mesmo horário, principalmente se a sua rotina e de sua família se inicia logo cedo;
Evitar tomar cafeína e qualquer estimulante no período da tarde e à noite. Essas substâncias podem deixar o cérebro em alerta, prejudicando o sono.