O Que é?
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), é um transtorno do neurodesenvolvimento que causa uma combinação de sintomas de desatenção, hiperatividade (inquietação motora) e impulsividade. Ele se inicia na infância e pode persistir até a idade adulta, causando um grande sofrimento para os indivíduos afetados.
O TDAH é considerado o transtorno neuropsiquiátrico mais comum da infância, afetando cerca de 3 a 6% das crianças em idade escolar. É mais prevalente em meninos, com uma proporção de 2 para 1.
No TDAH, ocorre um atraso na maturação de algumas regiões cerebrais, principalmente o córtex pré-frontal, que é responsável pelo controle do comportamento, organização, planejamento das atividades e tomada de decisões. As alterações estruturais e funcionais são responsáveis pelos sintomas da doença.
Sintomas
No TDAH, o perfil dos sintomas pode se modificar com o tempo e variar em intensidade de pessoa para pessoa. Sem tratamento, os sintomas podem persistir até a idade adulta.
Na adolescência, é possível observar uma melhora, principalmente nos sintomas de hiperatividade. No entanto, também pode ocorrer uma piora e a doença se agravar, levando a comportamentos inadequados, impulsividade e até agressividade.
É importante lembrar que o TDAH causa um grande comprometimento no aprendizado e prejudica significativamente os relacionamentos interpessoais. Isso impacta diversos aspectos da qualidade de vida da pessoa. Aproximadamente 70% dos casos de TDAH estão associados a comorbidades, ou seja, a presença de outros transtornos psiquiátricos.
Isso significa que existem outras doenças além do TDAH. Alguns exemplos comuns são o Transtorno Opositor Desafiador (TOD), transtornos de ansiedade, transtornos de aprendizagem, uso de substâncias psicoativas e transtornos depressivos.
Portanto, é fundamental diagnosticar e tratar o TDAH.