Dra. Karine Cunha

Agressão física, assalto, sequestro, acidentes. Essas são algumas das situações que podem dar início ao estresse pós-traumático, um transtorno caracterizado por sinais e sintomas físicos e psíquicos que ocorrem após um episódio traumático.

São eles:

❌ Revivenciamento: sentimentos específicos após observar um objeto ou ouvir alguma palavra que está relacionada com a situação traumática. A pessoa pode ter lembranças intensas sobre a situação e apresentar aumento dos batimentos cardíacos e transpiração excessiva. Além disso, quem viveu este tipo de estresse pode ter pensamentos assustadores sobre o evento e pesadelos frequentes.

❌ Agitação: a pessoa vítima da situação traumática pode se sentir frequentemente tensa, nervosa ou com raiva, e se assustar com facilidade.

❌ Evitamento: provoca alterações na rotina diária da pessoa, que deixa de fazer atividades que fazia anteriormente, como utilizar carro ou andar a pé, por exemplo. Com isso, ela passa a evitar ir em locais que tragam qualquer recordação da situação traumática.

❌ Cognição alterada: a pessoa tem dificuldade para lembrar vários momentos da situação traumática, sente menos interesse por atividades agradáveis, como ir à praia ou sair com os amigos, e apresenta pensamentos negativos sobre si próprio.

Você se identificou com algum desses sinais? Converse com seu psiquiatra de confiança!

Categorias: Uncategorized