Assim como a Hipertensão e a Diabetes, doenças mentais também podem ser hereditárias, e o ambiente e experiências do indivíduo podem influenciar se essas doenças vão se desenvolver ou não. Alguns estudos apontam que os principais transtornos relacionados ao histórico familiar são os Transtornos de Ansiedade, Depressão, Transtorno Afetivo Bipolar e Dependência Química.
Por mais que não exista um causa definida, sabe-se que os Transtornos de Ansiedade e a Depressão são desencadeados por uma combinação de fatores ambientais e genéticos. Esses transtornos influenciam a forma como a pessoa pensa e como ela reage às situações do cotidiano. Os sintomas de ansiedade são muito variados: medo exacerbado, preocupações em excesso, irritabilidade, tensão muscular, dores de cabeça, dificuldade de concentração, insônia e outros. Já a Depressão se caracteriza por episódios de tristeza, desânimo, angústia, crises de choro, falta de prazer nas atividades cotidianas, alterações de sono e apetite.
É comprovado que filhos de pessoas que sofrem com algum transtorno mental apresentam uma chance maior do que a população geral de desenvolver a mesma doença, porém, ainda assim, é importante entender que existe uma significativa influência do ambiente e das experiências de cada indivíduo no desenvolvimento dessas patologias.