Dra. Karine Cunha

“A essência do trauma é a desconexão de nós mesmos”. É tão doloroso ser quem somos, que nossa mente busca alternativas para aliviar essa dor.

Esse é o tema central do documentário A Sabedoria do Trauma (The Wisdom of Trauma), filme baseado nos estudos do médico canadense Gabor Maté.

O documentário traz diversas entrevistas e declarações do médico sobre o nascimento de um trauma, geralmente na infância, e como este acontecimento pode influenciar nossa vida por completo, levando pessoas a diversos tipos de vícios, bloqueios, doenças emocionais e físicas.

Dr. Gabor Maté nos convida a ter um olhar mais amplo e humano, nos perguntando sempre o que pode ter ocorrido de errado com uma pessoa, ao invés de rotular apenas as ações cometidas por ela.

É o tipo de filme que nos relembra sobre a nossa fragilidade como humanos. Nos compadecemos pelas situações apresentadas mas nos sentimentos pertencentes, afinal, todos temos nossas dores.

Indicado não só para estudantes da saúde mental e desenvolvimento humano, mas para todos, afinal, viver é trocar com o outro, e isso inclui respeitar a história de cada um.

The Wisdom of Trauma – 87 minutos – 2021⠀

Categorias: Bem estar