O Que é?

A Depressão é caracterizada principalmente por aversão a atividades que causavam alegria no passado. É um quadro possível de ser detectado ao prestar atenção no comportamento. Em geral a pessoa acometida pela doença começa a se isolar e a abandonar as suas atividades diárias. Elas costumam se sentir vazias, sem emoções, sem energia e com alta carga de culpa e sensação de impotência.

Sintomas:

A Depressão costuma se manifestar de diferentes formas, causando sintomas que vão além da tristeza emocional. Ela é uma Síndrome, ou seja, um conjunto de sinais e sintomas. Além da tristeza podemos encontrar distúrbios do sono, alterações de apetite, dificuldade de concentração e memorização, perda de energia, episódios de irritabilidade, apatia, perda de prazer nas atividades diárias, baixa autoestima e dores no corpo.

Tratamento:

Como qualquer outra doença, a Depressão tem tratamento. Um dos principais motivos de agravamento da doença é não dar a atenção devida a ela, esperando que “passe sozinha”. Não caia nesse erro. É muito importante frisar que nada deve ser feito sem orientação médica.

Busque o acompanhamento com um Psiquiatra, que será capaz de diagnosticar adequadamente o seu quadro e receitar o tratamento adequado para as suas necessidades. O tratamento da Depressão geralmente é conduzido em conjunto, por um Psiquiatra e um Psicólogo. A escolha dos medicamentos e metodologias empregados para levar o paciente à remissão dos sintomas dependerão do quadro específico dele.