Você sabia que o Brasil é o país com o maior índice de ansiedade do mundo? Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 18,6 milhões de brasileiros apresentam os sintomas dessa doença. No mundo, são 264 milhões. O problema é mais comum do que se pensa e já foi definido como o mal do século XXI.
Além dos sintomas psicológicos, há também os físicos, que, quando não tratados, impactam a vida profissional, as relações interpessoais e o bem-estar do ansioso.
Quer saber mais sobre o tratamento para ansiedade e os problemas causados pela ansiedade, o que pode desencadeá-la e as formas de tratamento? Continue a leitura!
O que é a ansiedade?
A Ansiedade Generalizada, nome clínico da ansiedade, é a preocupação excessiva que dura mais de seis meses e desencadeia sintomas físicos e mentais, interferindo no dia a dia e na vida de quem sofre com o transtorno. Poucas pessoas levam o problema a sério e procuram um médico profissional em tratamento para ansiedade.
Quais são as causas da Ansiedade?
Há vários fatores que podem causar a ansiedade, geralmente motivada pela união de um ou mais deles. Conheça os principais causas da ansiedade:
- situações estressantes recorrentes;
- predisposição genética;
- doenças hormonais;
- abuso recorrente de drogas, como álcool, cigarro, cannabis e outras;
- traumas;
- forma como o indivíduo foi educado para estruturar seu pensamento.
Quais os sintomas da Ansiedade?
A ansiedade tem vários sintomas, mas a manifestação depende de cada indivíduo. Apesar dela ser uma doença psiquiátrica, ainda provoca impactos físicos bem fortes. Assim que forem constatados qualquer um desses sintomas, procure um médico para iniciar o tratamento para ansiedade. Entenda quais são os sinais a seguir:
Sintomas de Crise de Ansiedade Físicos
Os sintomas físicos da ansiedade são fonte de sofrimento para quem convive com o problema e sinalizam quando a preocupação normal se torna algo bem mais grave. Veja os principais:
- náusea;
- diarreia;
- boca seca;
- respiração acelerada;
- tensão muscular;
- tremores;
- insônia;
- vertigem;
- suor excessivo;
- dor no peito;
- palpitações.
Sintomas de Crise de Ansiedade Psicológicos
Os sintomas psicológicos, apesar de serem mais silenciosos que os físicos, são igualmente impactantes e podem ajudar no diagnóstico da ansiedade. Confira:
- baixa autoestima;
- constante preocupação;
- pensamentos negativos;
- irritabilidade;
- medos irracionais;
- angústia.
Quais são os Problemas Causados pela Ansiedade?
Além do desconforto gerado pelos sintomas, a ansiedade acaba gerando consequências negativas na vida de quem convive com ela. Veja as mais comuns:
- isolamento e estagnação: a pessoa ansiosa acredita que é incapaz de realizar as tarefas mais básicas e acaba, dessa forma, fugindo de interações sociais e negligenciando responsabilidades;
- alterações no peso: a ansiedade gera um impacto direto no apetite do indivíduo, pois ele ou acaba “descontando” os sentimentos negativos na comida, ou deixando de se alimentar, devido ao enjoo e ao mal-estar causados pela doença;
- dificuldades de concentração;
- transtorno obsessivo compulsivo (TOC);
- desenvolvimento de fobias;
- síndrome do pânico.
Como tratar a Ansiedade?
A psicoterapia costuma ser o tratamento para Ansiedade mais indicado para a ansiedade, ajudando o indivíduo a descobrir as causas, melhorar sua resposta às situações e a desenvolver hábitos que melhorem esse quadro, como uma alimentação mais balanceada e a prática de exercícios.
Inicie agora mesmo o seu tratamento para Ansiedade
Mas, em casos mais avançados, pode ser necessário também o tratamento com medicamentos, até mesmo para ajudar o ansioso a ter ânimo para levar a terapia adiante.
Agora que você já sabe mais sobre problemas causados pela ansiedade, dê-nos sua opinião: o que achou do artigo? Já sofreu com esse transtorno ou conhece alguém que está passando por ele? Deixe um comentário com seus pensamentos sobre o assunto!