Dra. Karine Cunha

O Que é?

A doença se caracteriza por crises de ansiedade aguda, que ocorrem de forma inesperada e de certa maneira, inexplicável. A pessoa sente muito medo e desespero, tendo a nítida sensação de que vai morrer ou de que perdeu o controle sobre si mesma e vai enlouquecer. A crise de pânico em geral tem curta duração e atinge sua intensidade máxima em dez minutos, podendo chegar a sessenta minutos.

Sintomas:

Os principais sintomas da crise de pânico são: taquicardia (coração acelerado), sudorese (suor excessivo), tremores, dor e desconforto no peito, dor e desconforto abdominal, náuseas, vômitos, diarréia, sensação de tontura e de desmaio, falta de ar, sensação de sufocamento, ondas de calor ou calafrios, formigamentos no corpo, sensação de morte, sensação de estar tendo um infarto ou um AVC.

Tratamento:

O tratamento inclui a prescrição de medicamentos antidepressivos e Psicoterapia. Nas fases iniciais geralmente associamos ansiolíticos porque os antidepressivos demoram em média duas a quatro semanas para fazerem efeito. Em geral a medicação precisa ser mantida por períodos longos e deve ser descontinuada progressivamente, seguindo a orientação do Psiquiatra.

Categorias: Bem estar