Uma das perguntas mais frequentes no consultório é se um transtorno psiquiátrico tem cura. Mas para responder a essa pergunta a gente precisa entender melhor o que significa estar curado.
O conceito de cura exige que os sinais e sintomas de determinada patologia desapareçam com o tratamento e não retornem quando este é finalizado.
Na Medicina, apenas algumas doenças cirúrgicas e infecciosas obedecem aos critérios de cura. Nas demais, costuma-se obter um controle dos sintomas e o reestabelecimento da qualidade de vida do paciente, mas sempre tem que haver uma intervenção médica para prevenir a “recaída” da doença.
Por esse motivo, a maioria dos transtornos psiquiátricos não tem cura, pois são doenças crônicas que necessitam de acompanhamento contínuo, mas, dependendo da doença, o tratamento é realizado apenas durante um período de tempo e depois a medicação é retirada lentamente.
Mas essa não é uma má notícia! Que bom que a Medicina evoluiu e que hoje é possível cuidar de diversos sintomas através da medicação, ou seja, enquanto mantivermos o remédio a doença está controlada.
Compreender essas questões ajudam o paciente psiquiátrico a não deixar de fazer o seu tratamento, e isso é o que realmente importa para uma vida mais saudável e feliz!